Fotógrafo

Fotógrafo

Nascido e radicado em São Paulo, Caio Vilela trabalha como fotógrafo e repórter freelancer para veículos de mídia brasileiros e estrangeiros desde 1994, com trabalho focado em cultura, meio ambiente, viagens, comida, artes e arquitetura, e uma atenção especial ao futebol de rua.

O projeto Futebol Sem Fronteiras nasceu em 2003 quando uma foto – que mostra crianças jogando bola em frente a uma fachada de arquitetura icônica de Yazd, no Irã – foi publicada na Ícaro, a antiga revista de bordo da Varig.
A partir desse dia, e por estar sempre na estrada, o fotógrafo resolveu manter um olho aberto para tentar flagrar cenas de futebol ocasional e espontâneo jogado nos mais diversos cenários. 
Ao longo da década seguinte (e até hoje!), farejar boleiros e seus campos improvisados tornou-se um objetivo para o fotógrafo a cada final da tarde em todos os lugares. 

Retratados em becos, praias, escolas, florestas, desertos, sítios históricos e demais paisagens urbanas e naturais, boleiros de distintos grupos étnicos atraem o olhar do fotógrafo nos mais variados endereços. 

Mais de 15 anos depois daquele dia em Yazd, o projeto FSF conta hoje com imagens produzidas em mais de 100 países em todos os continentes, incluindo a Antártica, todos os 27 estados brasileiros, 22 regiões da Rússia. Tais fotografias estão publicados em seis livros, veículos de mídia nacionais e internacionais, e exibidos em mais de 30 exposições em espaços expositivos nobres de São Paulo, Rio, Paris, Bogotá, Belgrad, Doha, Quito, Islamabad, Bolonha, Zingst (Alemanha) e Saransk (Rússia).
Sua coleção de fotografias mostra a poesia visual emocionante de partidas espontâneas ocupando espaços públicos, onde o verdadeiro futebol está nos pés e corações de crianças anônimas brilhando em seu próprio terreno, longe de estádios e holofotes.
O projeto Futebol Sem Fronteiras se desenvolve à medida que potenciais patrocinadores demonstram interesse em chutar a bola para frente. Para patrocinar o próximo capítulo, entre em contato com o autor e acompanhe @futebolsemfronteiras no Instagram e Facebook.

BANCO DE IMAGENS

Nosso banco de imagens inclui mais de 20 mil imagens catalogadas disponíveis para licenciamento, incluindo diversas fotos publicadas e não publicadas de futebol de rua e vida escolar tiradas em mais de 105 países, todos os 27 estados brasileiros, 22 regiões da Rússia e Antártica.

Exposições

Bola de Rua, Conjunto Nacional, São Paulo, Brasil (2013) – Exposição de 55 fotografias de futebol de rua no Brasil, patrocinadas pela Nike.

Football Without Borders, Katara Art Center, Doha, Catar (2014) – 35 fotos de futebol de rua em países árabes exibidas e vendidas em uma das principais galerias de arte de Doha.

One World, Zingst, Alemanha (2018) – exposição de fotos de futebol de rua organizada pela agência alemã Fotogloria no festival anual de fotografia de Zingst.

Bola Russa, Pátio Victor Malzoni, São Paulo (2018) – Coleção de fotos de futebol de rua em estruturas externas exibidas em um movimentado centro de negócios em São Paulo.

Onde Mora o Futebol, São Paulo, Brasil (2015), coleção itinerante de fotos exibida nas estações do metrô de São Paulo.

A Bola é um Mundo (2010), SESC São Paulo, Brasil. Exposição itinerante sobre futebol de rua, realizada em unidades do SESC em 12 cidades do estado de São Paulo.

Arte na Rede (2013), Shopping MKT Place, São Paulo, Brasil (2013) – Exposição de 50 fotografias de futebol de rua pelo mundo, percorrendo o interior de São Paulo durante 2013 e 2014, patrocinado pela AES Eletropaulo.

Brasil!, Préfecture de Paris, rua Tivoli, Paris (2014). Exposição ao ar livre, juntamente com outros fotógrafos brasileiros, realizados durante o mês e o verão da Copa de 2014.

Futebol para além das 4 linhas, SESC Pinheiros, São Paulo (2019) – Série de 8 ampliações gigantes da coleção Bola de Rua exibidas em uma quadra pública de esportes em São Paulo.

Futegrafias, SESC Belenzinho, São Paulo (2014) – Coleção de 112 fotografias expostas ao ar livre no pátio principal do SESC Belenzinho durante a Copa de 2014.

Fútbol Callejero, Quito, Equador (2014) – Exposição de fotos de futebol de rua em todo o Brasil no Parque Itchimbia, de Quito, durante a Copa do Mundo de 2014.

Brazil!, Universidade de Belas Artes de Ufa, Bascortostão, Rússia (2013) – coleção de imagens variadas de esporte, natureza e cultura do Brasil, exibidas durante o verão na capital do Bascortostão.

Koora Al Arabia, Mercado Central de Doha, Doha, Catar (2010) – Coleção de imagens do futebol de rua no mundo árabe, produzida para o comitê Qatar Bid 2022.

Football Without Borders, Saransk, Museu Erzya (2018) – coleção de 52 fotos exibida durante a Copa do Mundo da Rússia em 2018 no principal museu de arte de Mordovia.

Referências